Dicas sobre Morro de São Paulo - não venha sem ler
Nas reservas
- Pesquise sobre a idoneidade da empresa com quem você está comprando, e sobre a qualidade dos serviços. Nem tudo que é vendido é confiável. Ao comprar pela internet, verifique se a empresa realmente existe, se tem CNPJ, endereço, e se tem atendimento além da internet, como telefone e loja no destino. Alguns sites também informam que "você está comprando direto com o hotel", porém se tiver que cancelar ou alterar a reserva, nem sempre a devolução é feita pelo próprio hotel.
Acesso
- Se vier por mar, tome um remedinho contra enjôo meia-hora antes, mesmo que não costume enjoar, por que a travessia é longa: pelo menos duas horas.
- Lembre que o transporte marÃtimo pode ser cancelado em caso de mau tempo ou problemas mecânicos com as embarcações. As empresas realocam os passageiros no transporte de "conexão" (parte terra, parte água), porém é mais demorado. Você deve contar com pelo menos 6 horas entre a saÃda do catamarã de Morro de São Paulo e o seu vôo saindo de Salvador.
- Ao chegar, você pode usar o serviço dos carregadores de bagagem. Eles cobram por mala, e conforme o peso e o destino, então combine o preço antes.
Roupas e bagagem
- Não traga muita bagagem e dê preferência para roupas leves, pois o acesso a ilha não é fácil, portanto, muito peso pode atrapalhar.
- Chique aqui é andar de sandália, short, blusinha, camiseta. Esqueça roupas formais. Pode trazer uma roupinha se for pra festa, mas só. Mesmo nas festas e outras ocasiões é totalmente aceitável ir de havaianas, bermuda... Anos atrás era impossÃvel para as mulheres andar de salto. Agora com as ruas calçadas, até dá, mas ainda existem trechos de areia, então, no máximo uma plataforma.
- Nos hotéis com mais vegetação, é bom levar repelente de insetos, tanto para o dia, como para dormir. Em vários passeios também há trecho de trilha na mata.
Serviços
- Lembre que você está vindo para uma região sub-desenvolvida. Então nem todos os serviços prestados serão de qualidade. Embora o povo seja simpático, muitos não estão preparados para atender o turista, para dar informações confiáveis e embasadas ou solucionar problemas de maneira rápida e adequada.
Dinheiro
- Traga uma boa quantia de dinheiro, pois Morro de São Paulo não tem agências bancárias e nem banco 24 horas, apenas caixas eletrônicos do Bradesco e Banco do Brasil que nem sempre estão funcionando, portanto, não podemos contar com eles. Também existe uma lotérica (Caixa Econômica Federal) porém nem sempre eles têm dinheiro disponÃvel para saques, além do valor ser limitado.
- A grande maioria das lojas, pousadas e restaurantes aceitam cartão de crédito, porém, se for fazer passeios, em alguns lugares a aceitação é mais limitada. E mesmo nos lugares onde aceitam, pode haver falha no sinal de telefone, e não funcionar.
- É fácil trocar euros e dólares, mas a cotação é mais baixa que nas grandes cidades. Outras moedas, bem como travellers cheques - são bem difÃceis - ou impossÃveis - de trocar.
Taxas
- Ao chegar em Morro de São Paulo você terá que pagar uma taxa, cobrada pela prefeitura, no valor de R$ 50,00, por todo o perÃodo de estadia.
- Ao embarcar em qualquer porto da região, você terá que pagar uma taxa de embarque. O valor é baixo, poucos reais. Para desembarcar não paga.
Locomovendo-se
- Em Morro de São Paulo quase tudo é feito a pé, portanto, é importante ter disposição para pequenas caminhadas.
- Na vila não existem carros particulares, apenas uns poucos de utilidade pública, como ambulância, polÃcia e recolhimento de lixo.
- A altura da maré muda muito durante o dia: até dois metros. Então consulte a "tábua de maré" antes de sair, pois a paisagem muda drasticamente. Alguns locais necessitam de cuidados especiais, pois é difÃcil passar na maré alta, como a Quarta Praia, ou até perigoso, como o caminho para a Gamboa pela praia, onde você pode acabar chutando uma pedra, ou até ficar ilhado.
Clima
- O clima é "tropical úmido", então o ano todo fica entre 20º e 35º C. Durante o dia geralmente fica entre 28º e 30º C. Pode chover em qualquer época, mas em geral são chuvas curtas e passageiras. Costuma chover um pouco mais em maio e junho, e menos de outubro a janeiro, mas isso não é constante, podendo variar a cada ano.
- A radiação ultra-violeta geralmente está no nÃvel "alto" ou "extremo", então não ande sem protetor solar nem de manhã cedo!
Horários
- A Bahia geralmente não adere ao horário de verão. Nessa época haverá uma hora de diferença em relação ao horário das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Preste atenção aos horários de chegada e saÃda de vôos e outros transportes: eles são sempre expressos pelo horário local (não o de BrasÃlia).
- Amanhece muito cedo na Bahia, sempre antes das 6 da manhã. Muita gente vai caminhar na praia nessa hora. Também escurece cedo (dependendo da época, por volta das 18h), e uma vez sem sol, escurece em poucos minutos.
Saúde e segurança
- Existem várias farmácias, tanto no centro da vila como em outras ruas laterais, cobrindo praticamente toda a área turÃstica.
- Existe posto de saúde público em que geralmente há um médico plantonista. Casos mais graves podem precisar de um deslocamento de "ambulancha" para o continente. Existem também algumas clÃnicas médicas, inclusive com atendimento de urgência.
- Felizmente a criminalidade é baixa em Morro de São Paulo. Mas também não convém dar chance demais ao azar e deixar objetos abandonados na areia da praia (especialmente na Quarta Praia). Caminhar a noite é seguro em qualquer parte da vila, praias, ruelas, sem problemas.
Comunicações e internet
- Há sinal de todas as operadores de celular, mas a cobertura 5G é limitada ao centro da vila, e a 4G ao restante das áreas habitadas, mas em muitos dos locais nos passeios não há sinal nenhum. Mesmo na área urbana as interrupções de sinal são bem comuns. O acesso à internet de modo geral não é confiável - sempre há interrupções, e a velocidade é limitada. Se precisar de acesso para trabalhar, procure por hospedagens que tenham acesso à internet via Starlink.
Voltagem
- 220V. Traga transformador se você precisar usar outra voltagem, e adaptadores se precisar de uma tomada que não segue o padrão brasileiro.
Alimentação
- Existem muitos restaurantes, de todo tipo. É relativamente fácil encontrar opções vegetarianas, mas para outros tipos de restrições já fica bem mais complicado.
- Existem vários mercadinhos, padaria, lanchonetes, cafeterias, feirinha-verde, bancas e carrinhos de comida de rua.
- Algumas pessoas podem passar por "pequenos problemas intestinais" na ilha. Costumam atribuir o problema ao azeite-de-dendê, à caipirininha, à água encanada, enfim... cada um tem seu palpite. Mas não convém exagerar com nada que você não esteja acostumado no dia-a-dia. E lembre, a pimenta baiana é forte!